sábado, 14 de novembro de 2009

Projeto da Não Inconsequência

E. E. E. M. CRISTÓVÃO COLOMBO

“TRABALHO POR PROJETO”

Projeto Pesquisado: “Semana da Não- Inconsequência”
Tema: As conseqüências de atitudes inconsequentes.
Clientela: Professores e Alunos do Ensino Médio (do 1º ao 3º ano)
Componente Curricular: Todas as disciplinas, em especial Português, Filosofia, Sociologia, Artes
Tempo estimado: Uma semana

Relato: O Projeto teve início após um episódio traumático, que culminou com a morte de um aluno da Escola. Era 31 de agosto de 2006, quando três professoras acompanharam os alunos em um passeio à cidade de Gramado. Lá, no Lago Negro, um aluno apostou com os demais que nadaria no lago, congelante, apenas com as roupas íntimas. A aposta de menos de dez reais custou a vida do aluno.
Em virtude deste fato que abalou toda a Comunidade, criou-se um projeto objetivando levar os jovens a refletirem sobre atitudes que aparentemente são inconsequentes (os famosos arreganhos), mas que, na verdade, podem tornar-se traumatizantes e geradores de sofrimentos

Tecnologias e Mídias utilizadas:
· Jornais, revistas, reportagens
· Filmadora, microfones, máquinas fotográficas
· Computadores (Internet, Word, Power Point)
· Data show
· Cartazes, folders, banner
· Aparelhos de radio, CD e DVD
· Tintas para grafitagem

Atitude dos alunos: De início os alunos mostraram-se consternados, pois muitos conheciam o colega morto. Depois, a grande maioria “jogou-sede cabeça” nas atividades, realizando pesquisas e produzindo trabalhos fantásticos. O ponto alto do Projeto foi o desfile na Comunidade, onde os alunos levaram suas produções, mostrando o fruto de suas reflexões e, mais do que isso, um grito de alerta a toda a Comunidade.
Houve um clima de parceria, onde os professores esqueceram um pouco a rigidez conteudista e conseguiram trabalhar despertando o desejo dos alunos e, ao mesmo tempo (talvez sem terem se dado conta), de forma interdisciplinar (foram abordados inconsequências no trânsito, no uso de drogas – lícitas e ilícitas, poluição ambiental, etc).

Como afirma Maria Elisabette B. B. Prado, “a ideia de Projeto envolve a antecipação de algo desejável, que ainda não foi realizado, traz a idéia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu.” (material de apoio, pg 14)

E o que foi desejado por esta Comunidade? Que os seus jovens possam ser felizes, terem atitudes, sem colocarem suas vidas, ou dos seus pares, em risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário