tag:blogger.com,1999:blog-33741078308856617482024-03-13T10:08:59.538-07:00Educação em FocoPsicopedagoga Rejane Aguiarhttp://www.blogger.com/profile/06736326135322498516noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-3374107830885661748.post-89295571858732505672009-11-14T11:46:00.000-08:002009-11-14T11:48:59.475-08:00Projeto da Não Inconsequência<div align="justify"><span style="font-family:georgia;">E. E. E. M. CRISTÓVÃO COLOMBO<br /><br />“TRABALHO POR PROJETO”<br /><br />Projeto Pesquisado: “Semana da Não- Inconsequência”<br />Tema: As conseqüências de atitudes inconsequentes.<br />Clientela: Professores e Alunos do Ensino Médio (do 1º ao 3º ano)<br />Componente Curricular: Todas as disciplinas, em especial Português, Filosofia, Sociologia, Artes<br />Tempo estimado: Uma semana<br /><br />Relato: O Projeto teve início após um episódio traumático, que culminou com a morte de um aluno da Escola. Era 31 de agosto de 2006, quando três professoras acompanharam os alunos em um passeio à cidade de Gramado. Lá, no Lago Negro, um aluno apostou com os demais que nadaria no lago, congelante, apenas com as roupas íntimas. A aposta de menos de dez reais custou a vida do aluno.<br /> Em virtude deste fato que abalou toda a Comunidade, criou-se um projeto objetivando levar os jovens a refletirem sobre atitudes que aparentemente são inconsequentes (os famosos arreganhos), mas que, na verdade, podem tornar-se traumatizantes e geradores de sofrimentos<br /><br />Tecnologias e Mídias utilizadas:<br />· Jornais, revistas, reportagens<br />· Filmadora, microfones, máquinas fotográficas<br />· Computadores (Internet, Word, Power Point)<br />· Data show<br />· Cartazes, folders, banner<br />· Aparelhos de radio, CD e DVD<br />· Tintas para grafitagem<br /><br />Atitude dos alunos: De início os alunos mostraram-se consternados, pois muitos conheciam o colega morto. Depois, a grande maioria “jogou-sede cabeça” nas atividades, realizando pesquisas e produzindo trabalhos fantásticos. O ponto alto do Projeto foi o desfile na Comunidade, onde os alunos levaram suas produções, mostrando o fruto de suas reflexões e, mais do que isso, um grito de alerta a toda a Comunidade.<br /> Houve um clima de parceria, onde os professores esqueceram um pouco a rigidez conteudista e conseguiram trabalhar despertando o desejo dos alunos e, ao mesmo tempo (talvez sem terem se dado conta), de forma interdisciplinar (foram abordados inconsequências no trânsito, no uso de drogas – lícitas e ilícitas, poluição ambiental, etc).<br /><br />Como afirma Maria Elisabette B. B. Prado, “a ideia de Projeto envolve a antecipação de algo desejável, que ainda não foi realizado, traz a idéia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu.” (material de apoio, pg 14)<br /><br />E o que foi desejado por esta Comunidade? Que os seus jovens possam ser felizes, terem atitudes, sem colocarem suas vidas, ou dos seus pares, em risco.</span></div>Psicopedagoga Rejane Aguiarhttp://www.blogger.com/profile/06736326135322498516noreply@blogger.com0